sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Inveja...


Todo mundo conhece um invejoso e um invejado, porém, esse segundo é mais fácil de ser identificado – por incrível que pareça. É aquela pessoa que carrega consigo pingentes de pimenta, olhos gregos, trevos. É o tipo que está sempre comentand
o como as coisas na vida dela dão errado por causa do olho gordo do outro. Não, peraí, acho que está errado isso…
“A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física ou intelectual.” (Wikipédia)
Traduzindo: a pessoa até pode ser bonita, talentosa e inteligente, mas de nada adianta se for incompetente. E não entende como pessoas “menos” bonitas, “menos” inteligentes, e “sem talento” dão certo. Ou seja, ainda é arrogante, e jamais vai entender aonde está errando e por isso procurará meios místicos para justificar a sua falha, quando na verdade, ninguém tem nada a ver com isso.
Engraçado como as pessoas se auto intitulam dignas da inveja alheia. Será que elas são boas demais? Por que será que nada dá certo? Só pode ser olho gordo! Terminou o namoro, inveja. A unha quebrou, inveja. Não conseguiu o emprego, inveja. Sinceramente?! Isso me cheira muito mais a incapacidade e insegurança. Ou, inveja enrustida como já ouvi por aí.
Vejam bem, não estou dizendo que inveja de verdade não exista, mas acho que depois do amor, é o sentimento que as pessoas mais confundem por aí. Tem gente invejosa por todo canto e temos que saber como lidar com elas. Muitas vezes até nos afastando. Mas é bom saber identificar – aliás, reconhecer – esse sentimento que também pode existir dentro de nós mesmos. Minhas conclusões:
Invejoso não é aquele que te critica, ou fala algumas verdade na sua cara. Isso pode ser apenas um alerta, alguém que quer que você deixe de errar e comece a acertar. Ou seja, aquela sua amiga grossa, super crítica, intolerante, não tem necessariamente inveja de você. Ela só não sabe ser fofa.
Invejoso não é aquele que te copia em alguma coisa. Isso pode ser admiração, a pessoa pode estar te usando como referência, um ícone, um padrão a ser alcançado. Aquela garota da sua faculdade que apareceu com o mesmo corte de cabelo, unha, bolsa ou sapato pode apenas ter gostado do que viu e adotado o mesmo estilo. Infelizmente vocês circulam pelo mesmo lugar. Isso não quer dizer que ela te inveje.
Acredito que a inveja verdadeira acontece quando o outro é incapaz de reconhecer o talento alheio, por menor ou mais “bruto” que seja. É aquela pessoa que diminui o que você faz quando ela mesma não faz nada nem parecido.

Invejaaaaaaaaaa é pra quem não tem tempo de ter sua própria criatividade porque vive na sombra dos criativos...

By Erika Ikuno


Wedding Tickers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Personare

Seguidores