sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Felicidade...


Ás vezes tudo o que a gente precisa aprender é a viver um dia de cada vez. Apenas. Sabe por quê? Porque pura e simplesmente a vida vive um dia de cada vez. Um segundo por vez, um minuto, uma hora e sucessivamente. De repente, enquanto escrevo esta frase, começo a rir. Parece tão simples... se a ansiedade não me roubasse o sono, os minutos sagrados do não pensar em nada... Viver um dia por vez. Os alcoólicos anônimos adotam esta postura, ensinam, reeducam dentro desta idéia. E na verdade, acho que todos os outros grupos de ajuda, de terapia coletiva, também praticam isso: viver um dia a cada dia. Infelizmente, vivemos em tempos de velocidade e acabamos querendo que tudo aconteça rápido, á jato, pra ontem... Não é este o nosso lema? Rapidez. Eficiência. Corre-corre. Devo confessar, que venho há bom tempo querendo terminar a idéia que comecei sobre felicidade. Fazer uma trilogia, quem sabe... mas, a minha ansiedade não permite. Ansiedade do tipo, como pagarei as contas, como ganharei dinheiro, como sobreviverei a esta ou aquela situação novamente, como será, como será que, ou e se, se, se... Sei que escrever, sempre é um bom exercício pra acalmar os ânimos, coordenar as idéias, mandar embora fantasmas, afastar as tristezas. Pelo menos, eu enxergo assim, e enquanto pensava por onde começar a escrever, pensei que necessito aprender a viver um dia de cada vez. Já aprendi a tirar da vida, o que é bom. Adotei como máxima ao que os outros considerariam como fracasso, a idéia de que: tudo vale a pena se a alma não é pequena... Aí só se lembra do que se aprendeu, do que foi bom e de que a fila anda... Mas este tal negócio de deixar pra amanhã o que é do amanhã, ainda está difícil. Admito que venho buscando a felicidade. (Não só por causa do artigo, mas, por minha causa mesmo) Ainda não sei bem detectar se ela é um estado de espírito, se são apenas bons momentos vividos, se vem instalada no código DNA, se é utopia ou qualquer outra coisa do gênero. Já distingui, porém, que felicidade não está ligada ao outro, ela está ligada a mim mesma, a minha busca, a minha essência. E acabo de descobrir que ela está intimamente ligada com a capacidade de se viver um dia de cada vez. Sofrer por antecipação só pode trazer amargura, tristeza, chorumelas.
Acho que felicidade tem haver mesmo, com o dom de não deixar de acreditar, não deixar de crer que dias melhores virão e que se não foi hoje, se não foi neste momento, quem sabe possa ser amanhã, mas se o futuro parece negro, o importante é não ligar. Como alguém já disse o ontem, já foi. O hoje é o que temos agora. E o amanhã ainda não veio. E claro, basta a cada dia o seu mal. E quer saber? Acho que ainda escreverei muito sobre felicidade... Porque percebo que ser feliz é uma busca que está dentro de cada um de nós e para se alcançar felicidade existem muitos e muitos caminhos a se percorrer...


By Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Personare

Seguidores